“ A Grande Riqueza dos Pobres”

 

 

 

 

 

Quem sabe se a sua vestimenta dizia o que a sua alma queria reflectir…

“ A Grande Riqueza dos Pobres”

 

 

O seu esforço foi apoiado por muitos

Ao ponto de conseguir triunfar pela via da paz.

…Aprendamos a orar como ele…

 

 

Meu Senhor...

 

 

...Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis

Se me dás fortuna, não me tires a razão.

Se me dás êxito, não me tires a humildade.

Se me dás humildade, não me tires a dignidade.

Ajuda-me sempre a ver a outra face da medalha,

não me deixes culpar de traição a outrem por não pensar  como eu.

Ensina-me a querer aos outros como a mim mesmo.

Não me deixes cair no orgulho se triunfo, nem no desespero se fracasso.

Mas antes recorda-me que o fracasso é a experiencia que precede o triunfo.

Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de franqueza.

Se me tiras o êxito, deixa-me forças para aprender com o fracasso.

Se eu ofender a alguém, dá-me energia para pedir desculpa e se alguém me ofende, dá-me energia para perdoar

Senhor...se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim!

                                                                                        मोहनदास करमचंद गाँधी

 

                                                                                  em hindu : Mahatma Gandhi

 


VIda  de Mahatma Gandhi

Porbandar, 1869-Nova Deli, 1948  

Político e líder independentista indiano. Procedente de uma família de comerciantes ricos, estuda Direito em Inglaterra. Após obter o título académico instala-se na África do Sul, dedicado aos negócios familiares. A discriminação de que são objecto os indianos desperta nele a consciência social e organiza um movimento para lutar contra as desigualdades.    

Em 1915 regressa ao seu país e funda o Congresso Nacional Indiano para lutar pela independência. Durante a Primeira Guerra Mundial interrompe as suas actividades políticas, mas em 1920, ao verificar que a Grã-Bretanha se nega a qualquer tipo de reforma, elabora um programa que preconiza a luta não violenta, a desobediência civil e o boicote aos produtos britânicos. Graças a este programa, o independentismo recupera enorme força. Encarcerado em 1922, é libertado dois anos depois mercê da enorme pressão popular e internacional. Até 1940 Gandhi está confrontado com a política colonialista da Grã-Bretanha, é encarcerado várias vezes e protagoniza diversas greves de fome.

 

Voz do vento...

 

 

 

publicado por Voz do vento às 23:03 | comentar | favorito
sinto-me: Vigilante