A Felicidade Existe ...

 

Regressai ao passado. Procurai ver o que já viveste até ao momento. Procurai conseguir ver-vos desde o principio da vossa idade de consciência. E os que já atingiram a idade madura sentirão saudades do muito que já ficou para trás, mesmo quando tem a mente cheia de recordações más.

 

Aqueles que foram mais felizes e tiveram na sua juventude até à idade madura etapas de vida cheias de paz, de felicidade e de amor e que ainda as mantenham hoje, de qualquer forma sentirão saudades.  E é neste momento que deveis recordar daqueles que não tem a mesma felicidade que vós, aqueles que tem na mente as recordações dos horrores a que estão sujeitos.

 

Pensai quanto sofrimento existe em tudo neste planeta. E vós, vós que sofreis, vós que lamentais o vosso sofrimento, comparai-me ao sofrimento dos outros, daqueles que dormem na rua, apanhando chuva, frio, os que não tem um amparo, uma palavra amiga, os que não tem um caldinho quente para aquecer o interior, os que nem sequer podem enganar a fome das crianças. As criancinhas de ventre inchado, de pele colada aos ossos, essas crianças que tanto sofrem sem nunca terem feito nada de mal. Vós, mães e pais, que tendes os vossos filhos, que tendem a felicidade de poder alimenta-los, de os ver sorrir, de os ver gritar, chorando, rindo, e que vos incomodais com esse chorar, esse gritar, que daís sapatadas por esse motivo, olhai, quando a televisão mostra as outras crianças, comparai às vossas.  E serve de recordação para estimular a vossa mente, para recordar que deveis pensar também nos outros. Experimentai pensar mais nos outros do que em vós: E assim será mais fácil avaliar o que tendes, comparando com os outros, que nada têm.

 

E é nestes minutos que vós deveis pensar bem como tem sido o vosso comportamento junto dos vossos familiares, amigos, companheiros de trabalho, simples desconhecidos.

 

A felicidade existe ! O importante é, ao encontra-la, não perde-la. Quem não a encontrou, deve procura-la. Respeitar o próximo em todos os sentidos da palavra.

 

Francisco M'gonhé da Silva

1887-1959

 

 

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. Mahatma Gandhi

 

Voz do vento ...


publicado por Voz do vento às 01:32 | comentar | favorito